Leaky Gut Syndrome

"É impossível se ter saúde com o consumo de glúten". Saiba como o glúten está relacionado com inúmeras doenças, inclusive, hipotireoidismo

O glúten é uma proteína sem forma, ela não existe na natureza pronta pra ser consumida, ela é gerada ao se misturar com água o trigo, ou centeio, ou cevada, ou aveia. O glúten é formado no ato de preparar os alimentos. A aveia na verdade não gera glúten, porém, aqui no Brasil, a aveia é ensacada no mesmo galpão do trigo, por isso acaba tendo o glúten. A indústria mais uma vez com sua ânsia extraordinária por lucros, fez com que a concentração de glúten aumentasse 400% devido a hibridação e manipulação genética do trigo para obter mais produção. O organismo humano não tem mais capacidade de lhe dar com todo esse glúten, e as consequências vem a cada dia se tornando mais desastrosa e danosa à saúde da população, que é o que conhecemos como doença celíaca oculta, intolerância ao glúten, ou sensibilidade ao glúten.

A doença celíaca foi descrita pela primeira vez a mais de 100 anos pelo Dr Samuel Gee, a doença celíaca é uma intolerância ao glúten, e ela é responsável por diversas doenças no nosso corpo. A intolerância ao glúten está relacionada a problemas de humor, agressividade, disposição física, causando um cansaço crônico onde a pessoa não tem disposição para nada, problemas de falta de memória, problemas de capacidade cognitiva, anemias resistentes ao tratamento, infertilidade tanto na mulher quanto no homem, e muito mais, inclusive causando hipotireoidismo, que, está diretamente ligado a obesidade, como veremos a seguir.

Vale ressaltar que nem todo mundo possui intolerância ao glúten, contudo, pesquisas têm demonstrado que ao longo dos anos, a intolerância ao glúten está aumentando e que, não se sabe o porquê, pessoas que não possuíam intolerância estão começando a desenvolver essa intolerância ao glúten, ou seja, o trigo que antes não causava mal a uma determinada pessoa, hoje já lhe causa problemas.

A doença celíaca oculta é um dos grandes elementos causadores de doenças, a quantidade de pessoas que morrem nos Estados Unidos por doença celíaca oculta é algo assustador. Casais que não conseguem ter filhos, e que fazem tratamentos e não conseguem resolver o problema, muitas vezes todo este problema está sendo causados pelo glúten, hoje já se sabe que a mulher tem dificuldade de ovular, e no homem, também uma queda acentuada na fertilidade, podendo ser constatado facilmente através de um espermograma. Tudo isso causado pelo glúten.

Como o glúten destrói a tireoide e lhe causa hipotireoidismo subclínico?

Pela incapacidade do nosso corpo de lhe dar com esta concentração grande de glúten, acaba sendo gerada uma lesão no intestino, em uma proteína chamada zonulina, isto acaba fazendo com que nosso intestino fique hiperpermeável, o que é conhecido como Leaky Gut Syndrome, permitindo desta forma passar para o sangue sem ser digerido proteínas, o que não deveria acontecer. Quando esta proteína cai no sangue nosso sistema imune detecta esta proteína como um corpo estranho e a partir dai cria um anticorpo para destruir esta proteína que acabou de passar do intestino para o sangue. O problema, é que está proteína, possui a mesma cadeia de aminoácido da TPO (tireoperoxidase) que é uma proteína que protege as paredes da tireoide, e ai está o grande problema, como a cadeia de aminoácidos da TPO é idêntica ao da proteína que foi pro sangue, o nosso anticorpo agora além de destruir a proteína que foi pro sangue, ela também vai atacar as paredes da tireoide, causando assim a tireoidite de Hashimoto, que é uma doença autoimune causada por Leaky Gut Syndrome.

É importante ressaltar que esse processo de Leaky Gut Syndrome, não é só provocado apenas pelo glúten, mas também pelo óleo vegetal que se consome, na Caseína contida no leite. Então imagine, além do glúten, esse problema de hiper permeabilidade intestinal é causado também, pelo leite e pelos óleos vegetais.

A medicina chinesa costuma dizer que, a maioria das doenças autoimune começa e termina no intestino. É muito importante ter um intestino saudável, e em nosso portal iremos aprender como avaliar a nossa microbiota intestinal e também a restabelecer a nossa microbiota intestinal de forma eficiente e não danosa.

Um outro problema com o glúten, é que ele possui uma substância chamada gluteomorfina, que é altamente viciante, por esta razão muitas pessoas têm dificuldade largarem o pão ou alimentos com glúten. Mas é muito interessante hoje mesmo se começar a pensar em abandonar o glúten para que se possa ter mais saúde, e restabelecer a tireoide. Por mais saboroso e prazeroso que possa ser, o consumo de glúten nos encurta a vida em 10, 12 anos, e ainda predispõe a pessoa desenvolver doença de Parkinson, doença de Doença de Alzheimer, esquizofrenia, infarto, e muito mais, tudo isso causado pelo consumo de glúten.

Por esta razão é possível notar o aumento dos alimentos sem glúten, porque a cada dia estão constatando ainda mais as consequências negativas do glúten. E um alerta para aqueles que fazem consumo de pães integrais, o pão integral é ainda mais prejudicial, porque faz parte da receita do pão integral acrescentar glúten. Pão integral não possui nada de saudável, tire hoje mesmo da sua dieta.

E para os que consomem pão diariamente, seja integral ou não, existe ainda outro agravante que não é revelado, afinal, lembre-se, possuímos um sistema de saúde voltado para doença, não é interessante para a “indústria da saúde” uma população saudável. No pão, ainda existe um elemento tóxico, que também perturba a sua tireoide, no fermento do pão, existe o brometo, que vem do bromo, este elemento é extremamente tóxico e em outra seção iremos falar bastante sobre ele e os seus impactos negativos na saúde das pessoas.

Como saber se possuo hipotireoidismo ?

O hipotireoidismo e a tireoide são temas que serão abordados mais detalhadamente em outro tópico, entretanto, uma maneira simples e barata de avaliar se sua tireoide está trabalhando de forma adequada é a seguinte:

Ao acordar, antes de levantar-se, pegue um termômetro ponha a temperatura abaixo de 35 graus celsius, feito isso, ponha o termômetro em uma das axilas e espere por 8 minutos. Se a temperatura obtida estiver abaixo de 36,6 graus celsius é sinal de que sua tireoide não está funcionando de maneira adequada, e que, certamente você possui um hipotireoidismo subclínico, não diagnosticado, independente do resultado dos exames, pois a maioria dos exames levam em conta o aumento do TSH, mas este parâmetro deixa muito a desejar e no tópico específico sobre tireoide veremos o porquê.

Nas imagens são visíveis os danos causados pelo glúten no intestino, e como ocorre o processo de hiper permeabilidade intestinal e a partir dai como ocorre a lesão da tireoide. Essa lesão do intestino também provoca uma DISBIOSE no intestino, que é onde a quantidade de bactérias nocivas são maiores que as bactérias benéficas, levando ao aparecimento de inúmeras patologias.